+55 (49) 3541 3100
29 de Janeiro de 2019
Bruno Industrial há 52 anos no mercado

Mês de janeiro de 1967 abria as portas em Fraiburgo (SC), uma pequena empresa focada na reparação de máquinas à vapor para serrarias e manutenção de equipamentos agrícolas. Oscar Bruno Schaly (em memoria), encontrou um nicho de mercado e, mesmo com uma equipe de profissionais muito enxuta, a empresa não demorou muito para se tornar notável. Isso porque o foco sempre foi crescimento. Logo o pequeno empreendimento se transformou em Máquinas Bruno e começou a produzir vários equipamentos, como arados, plainas, afiadores de serra, e tanques móveis para combustível.

“O trabalho sério e o comprometimento dos meus pais (Bruno e Denilce), resultou em modernos equipamentos para curvar chapas de aços, as calandras hidráulicas, equipamentos com grande repercursão no mercado nacional e desta forma, oportunizando grande avanço técnico para a empresa. Foi o primeiro equipamento produzido em parceria com empresa alemã. Em poucos anos a pequena mecânica se transformou em uma indústria e, ainda na década de 1970 começou fabricar picadores de madeira para geração de biomassa usadas na alimentação de caldeiras. Naquele mesmo século entrou no mercado internacional, exportando os primeiros cones e discos”, compartilha Arno Rui Schaly, que hoje está à frente dos negócios. Ele lembra que a empresa sempre buscou as melhores tecnologias utilizadas em países da Europa.

Com o notável crescimento da Máquinas Bruno – hoje Bruno Industrial, em meados dos anos de 1980, surgiu a oportunidade para mudar-se para Campos Novos, quando se instalou definitivamente no município. Após 52 anos de fundação, a empresa é referência nacional no setor florestal, atuando ainda no setor de madeira, reciclagem e papel.

Administrada por Arno Rui Schaly desde 1998, a Bruno Industrial emprega cerca de 250 colaboradores e é uma das principais indústrias, geradora de renda no município sede.