+55 (49) 3541 3100
17 de Setembro de 2019
Haas, empresa alemã parceria da Bruno celebra 30 anos

Neste mês de setembro, a Haas Recycling-Sistems, empresa alemã parceira da Bruno industrial, completa 30 anos de fundação. Uma história que começou em uma garagem em Stockum-Püschen, um município da Alemanha localizado no distrito de Westerwaldkreis, estado de Rheinland-Pfalz. Um escritório no porão foi a primeira sede da empresa, inicialmente Haas Holzzerkleinerungs und Fördertechnik.

Após a falência da empresa onde trabalhava (1989), Volker Haas foi em busca de novos horizontes. Cheio de ideias na cabeça e com apenas uma caixa de ferramentas, o engenheiro mecânico decidiu abrir seu próprio negócio com máquinas estacionárias, tais como picadores, moinhos a martelos, peneiras e transportadores para a indústria de serraria. De uma família de mais três irmãos (Armin, Martin e Harald), Volker aproveitou o momento de dificuldade e o transformou em uma oportunidade.

Martin Haas ficou ao lado do irmão desde o início, onde passava os dias na oficina projetando as primeiras máquinas. Logo depois, Armin Haas seguiu seus dois irmãos, juntamente com mais dois colaboradores. Apenas alguns meses depois, em 1990, a Haas foi alterada para uma sociedade de responsabilidade limitada. Harald Haas também decidiu seguir seus irmãos e começou a trabalhar no departamento técnico da empresa.

Até 1992, a Haas fornecia componentes individuais na Alemanha e em toda a Europa. Em 1992, produziu as primeiras plantas completas para reciclagem de resíduos de madeira. A empresa Schmid na cidade de Gussenstadt, um dos primeiros grandes clientes, ainda tem sua primeira planta em operação. Hoje a Schmid processa 50 mil toneladas de resíduos de madeira por ano.

Também em 1992, iniciou a construção do novo prédio da empresa em Dreisbach. Passo a passo, o novo prédio foi ampliado, até a construção de um terceiro galpão de produção, em 2018. A instalação de uma usina de reciclagem de resíduos de madeira com uma produção de 40 toneladas/hora foi a inovação. No final dos anos 90, a Haas começou a produção do Tyron, carro-chefe da Haas.

No ano passado (2018), a tecnologia comprovada do moinho de martelo foi apresentada na Feira Internacional para Gestão da Água, Esgoto, Lixo e Resíduos (IFAT) em uma versão móvel pela primeira vez - o Arthos 1600.
A Hass emprega cerca de 80 colaboradores e cerca de 70% de sua produção segue para a exportação. Com uma área fabril de 8,5 hectares, a empresa tem um volume de negócios superior a 20 milhões de euros por ano.

Parceria com a Bruno Industrial

Desde o início das atividades da Haas (1989), a Bruno Industrial tem parceria com a empresa alemã em projetos e máquinas da linha de madeira, reciclagem e florestal, sendo a única empresa da América do Sul licenciada para fabricação da Haas Tyron – versão elétrica.

Para comemorar 30 anos a Haas organizou uma festa e o diretor presidente da Bruno Industrial, Arno Rui Schaly esteve na Alemanha, onde participa das festividades. As comemorações aconteceram em dois dias, 12 e 13 de setembro, com confraternização e demonstrações de equipamentos.