+55 (49) 3541 3100
20 de Agosto de 2013
Diretor da Bruno Industrial Arno Schaly participa do lançamento do VIII Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu

Resgatar a cultura tradicionalista de Campos Novos é um desafio para Benito Zandoná, que desde o ano de 2006, vem organizando o Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu. A persistência do tradicionalista está tornando o evento um marco histórico cultural para região e o resultado dos esforços, junto daqueles que acreditam no resgate da tradição está aumentando as proporções a partir desse ano.

Com assessoria do Instituto Humaniza de Barracão (RS), a VIII edição do Encontro de Gaiteiros está sendo financiada através da captação de recursos da Lei de Incentivo a Cultura. A Lei Rouanet permite que empresas apliquem parte do imposto de renda devido em ações culturais. Desta forma a Bruno Industrial, empresa apoiadora e organizadora de eventos culturais é parceira do VIII Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu, junto com a Enercan, prefeitura e outras empresas do município de Campos Novos.

Hoje (20/08), durante o lançamento do evento o diretor da Bruno Industrial falou do importante trabalho realizado pelos organizadores - o tradicionalista Benito Zandoná e Magna Regina Tessaro Barp, presidente do Instituto Humaniza. Arno Schaly destacou que iniciativas como o encontro de Gaiteiros, precisam ter apoio das empresas. "Gosto quando nossos impostos são utilizados para investir na cultura regional. Somos parceiros desse evento e estamos à disposição para continuar colaborando com esse brilhante projeto", assegurou o diretor da Bruno Industrial. O lançamento da VIII edição do Encontro de Gaiteiros aconteceu no Galpão Caipora Viu.

Programação

Em comemoração a Semana Farroupilha, programação acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Centro de Eventos Galpão Crioulo. A abertura oficial será às 19h de sexta-feira (13) com apresentação da Fanfarra de Abdon Batista juntamente com o gaiteiro Rafael Fachin e show com Baitaca e Grupo do Fundo da Grota. No sábado (14), o evento tem início ás 9h30 com apresentações de invernadas artísticas, Tertúlia Livre e baile com o Grupo Coração Gaúcho. No domingo (16), á partir das 9h, será o encontro de gaiteiros. Todos os músicos interessados em participar do gaitaço poderão se inscrever na hora. Durante a manhã, ainda está agendado apresentação do gaiteiro paraguaio, Catalino Gil e show com Paulo Siqueira. Luciano Maia, referência no Brasil, fará um workshop sobre gaita e tradição gaucha. Para encerrar o evento, show com Oswaldir e Carlos Magrão.


Gisiane Agostini
Assessora de Imprensa e Comunicação