+55 (49) 3541 3100
30 de Abril de 2013
Oscar Bruno Schaly completaria 75 anos hoje

O empreendedor é, por excelência, o agente detentor dos mecanismos de mudança, com capacidade de explorar novas oportunidades, pelo ajuste de distintos recursos ou diferentes combinações desse mesmo recurso. Desta forma é impossível falar de empreendedorismo em Campos Novos e especialmente na empresa Bruno Industrial e não se lembrar do saudoso Oscar Bruno Schaly, fundador dessa potência que cresce a cada dia. Ele foi prefeito de Campos Novos e tanto no poder público como no setor privado, deixou marca no desenvolvimento do município.

Com o lema "Viva e deixe os outros viverem", Oscar Bruno Schaly deixou registrada sua trajetória de vida empresarial. Se fosse vivo, hoje dia 30 de abril teria completado 75 anos de idade. Embora tenha falecido há 10 anos (19 de março de 2003), é impossível não se lembrar desse exemplo de empreendedor. "Quis a implacável força da natureza que nos deixasse prematuramente, talvez por considerar que sua missão aqui já estava concluída", com essas palavras é possível descrever o sentimento daqueles que tiveram oportunidade de conviver com "Seu Bruno, como era chamado.

De uma infância muito pobre, quase miserável, Oscar Bruno Schaly desde criança já cuidava de moinhos, transpassando sua adolescência fabricava monjolos e rodas de água para os vizinhos. Mais tarde foi trabalhar de aprendiz na Fábrica de Serraria dos irmãos Luersen, em Curitibanos. Com a oportunidade oferecida pelos tios, foi amadurecendo e se preparando para mais tarde junto com sua esposa, Denilce, fundar uma pequena mecânica, cuja principal atividade era dar manutenção as máquinas a vapor, serrarias e tratores da época. As dificuldades eram imensas, só quem viveu naquela época para entender, até parafusos tinham que ser fabricados. Cortar o metal, na maioria dos casos através de talhadeira e marreta era comum naquele tempo.

Na opinião de Arno Rui Schaly, filho de Oscar Bruno Schaly e Diretor da Bruno Industrial, a visão de empreendedor do futuro que seu pai tinha durante sua carreira profissional, muitas vezes assombrava com os valores da família, já que a responsabilidade e a dedicação pela empresa estavam, muitas vezes, em primeiro lugar. "Talvez nós da família achássemos isso uma pequena inversão de valores, porém, hoje percebemos e valorizamos cada minuto que ele dedicou à sua vida empreendedora. E grande parte de nossas conquistas devemos ao seu legado", esclarece Arno.

Seus métodos gerenciais, empíricos, simples, mas eficazes, também são lembrados por aqueles colaboradores que iniciaram as atividades na época de Oscar Bruno Schaly. Seu Bruno se preocupava também com a vida pessoal dos colaboradores, não somente no trabalho, mas frequentemente visitava-os para tomar conhecimento das dificuldades pessoais e poder ajudar cada um. Oscar bruno Schaly, um exemplo que está escrito na história de Campos Novos e pode ser seguido.

Gisiane Agostini
Assessora de Imprensa e Comunicação